top of page

Tandem: Ensinando e aprendendo.

 

O processo de aprendizagem de uma língua é fascinante e sempre nos surpreende. Quando trabalhamos com crianças, adolescentes e adultos, as histórias desse processo se multiplicam e se diversificam. É um verdadeiro tandem*!

 

*"Tandem" é a palavra usada quando se fala da troca linguística entre duas pessoas com idiomas diferentes para que uma aprenda o idioma da outra.

A gente não tem noção do poder do ensino.

Quando você ensina português como língua estrangeira para um grupo de crianças cuja maioria não tem origem lusófona e nunca viu esse idioma antes, pode surgir aquela dúvida, às vezes: Será que elas estão aprendendo, mesmo com tão pouco tempo de aula?

Até que começam a acontecer coisas mágicas. Certo dia, aluninhos não-lusófonos tomam a iniciativa de cumprimentar você dizendo: "Olá! Tudo bem?", todos alegres. Um deles, inclusive, começa do nada a dar "boa tarde" a todo mundo na escola.

Outro dia, no pátio, uma aluninha não-lusófona passa por você, escolhe responder ao seu "olá" com um "boa tarde" e depois volta com uma amiguinha que você nunca viu. As duas, com um sorrisão, olham para você e a amiguinha diz: "Boa tarde!" - e pronunciando direitinho. Impossível não explodir de alegria ao ver que a sua aluninha já ensinou uma palavra em português para uma amiguinha.

Ensinar é mágico!

bottom of page